
Aulas gravadas

Acesso imediato
e vitalício

Certificado de
curso livre (6 horas)
SINOPSE
Partindo do conto clássico O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen, "Não-Pertencimento: A Revolta dos Patinhos Feios" mergulha nas questões do narcisismo na era da inadequação.
Christian Dunker e Cláudio Thebas discutem como a sensação de não pertencer (tão comum que devemos nos perguntar se alguém de fato se sente pertencente!) e o ideal de sermos especiais moldam nossas experiências subjetivas e nossas relações sociais.
Neste curso, investigaremos como esse mal-estar se relaciona com os discursos de autoaperfeiçoamento, com as redes sociais e com o imperativo de ser “único”. Se todos se sentem diferentes, há ainda espaço para o comum? Se todos formos cisnes, alguém o é?
.png)
Em tom poético, crítico e provocador, Dunker e Thebas propõem uma travessia coletiva pelas dores do não encaixe, sem a promessa de fórmulas fáceis, mas com o compromisso de acolher a dúvida e a escuta.
CONTEÚDO

Aula 01
O conto do Patinho Feio e o que ele nos ensinou

Aula 02
Quem são os "pertencentes"?

Aula 03
Como (e se) os inadequados podem se transformar
.png)

Aula 04
A inadequação
na arte

Aula extra (ao vivo)
Colocar aqui
o nome da aula

O QUE VOCÊ VAI RECEBER

04 aulas
gravadas

Acesso ilimitado
a todo conteúdo

Certificado digital
de curso livre
BIOGRAFIA DOS AUTORES
.png)
Christian Dunker
Psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Autor de mais de 100 artigos científicos e 11 livros, incluindo Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica (2010), Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma (2015) e Uma Biografia da Depressão (2021). Foi agraciado com o Prêmio Jabuti em 2012 e 2016. É conhecido também pelo canal no YouTube "Falando Nisso", onde discute temas relacionados à psicanálise e psicologia.


Cláudio Thebas
Educador, escritor, palestrante e palhaço, com uma carreira multifacetada. Com mais de 700 mil exemplares vendidos de seus livros, Thebas também é conhecido por sua websérie "Fala Que Eu Não Te Escuto". Sua atuação como palhaço é uma extensão de seu trabalho de escuta e humanização, especialmente em hospitais e comunidades em situação de vulnerabilidade.
Juntos, os dois professores já escreveram o livro "O Palhaço e o Psicanalista",
que vendeu mais de 200 mil exemplares.
.png)
